Dom Gil Antônio Moreira

Dom Gil é natural de Itapecerica, MG e nascido a 09/10/1950. Ingressou no Seminário Menor São José de Divinópolis aos onze anos de idade e lá graduou-se em Letras e Filosofia. Depois, em Belo Horizonte, formou-se em Teologia pela PUC-MG, foi ordenado diácono no dia 09/07/1973 e presbítero em 18/12/1976 em Itapecerica pelas mãos de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena.

Legado como formador e animação vocacional:

Desde o início de seu sacerdócio trabalhou com as vocações e logo foi nomeado Reitor do Seminário Maior de Divinópolis, em Belo Horizonte, onde permaneceu por 12 anos. Foi também Reitor no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande (MS) por três anos a pedido dos Bispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB. É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, fez cursos de especialização para formador em Toluca (México) e em Viamão (RS), e lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia, Sacramento da Penitência, além de Língua Portuguesa, Literatura e Desenho Geométrico em escolas de ensino fundamental e médio.

Chamado Episcopal

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo (SP) por São João Paulo II, em 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal no dia 16 de outubro de 1999, em Itapecerica (MG). Foi seu sagrante principal o Núncio Apostólico Dom Alfio Rapisarda, e consagrantes Dom Cláudio Hummes e Dom José Belvino do Nascimento.

Em 2004, São João Paulo II o nomeou Bispo Diocesano de Jundiaí (SP), onde permaneceu por cinco anos, e elevado a Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora no dia 28 de janeiro de 2009 pelo Papa Bento XVI. Na CNBB foi membro da Comissão de Cultura, presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida, responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja e coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Foi também, na Santa Sé, membro da Congregação para a Educação Católica nomeado pelo Papa Bento XVI. Atualmente é bispo referencial para Comunicação e Cultura do Regional Leste II da CNBB, Vice-Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja e Bispo referencial para o Terço dos Homens do Brasil.

Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que Te amo).

 

Contato - Lar Sacerdotal 
Rua Dom Silvério, 461 – Bairro Alto dos Passos
CEP: 36.026-450 – Juiz de Fora – MG
Tel.: (32) 3229-5400
E-mail: secretariaarcebispojf@gmail.com

dom gil antonio.jpg